O momento após o término da licença maternidade é um ponto de extrema mudança na vida de mamãe e bebê. A amamentação exclusiva é fundamental até pelo menos o 6º mês de vida então, como fazer se a licença termina e a amamentação não?
Antes de falar sobre isso, tenho uma pergunta: Quer reduzir as dificuldades com a amamentação? Indico a possibilidade de passar por uma pré-consulta com uma especialista em amamentação, para receber orientações personalizadas e adequadas às suas necessidades com o seu bebê. Clique aqui e saiba mais!
O que é a Licença Amamentação – Sobre a Lei
Uma lei trabalhista foi criada para assegurar os benefícios de quem amamenta e principalmente de quem é amamentado. Pela lei CLT art. 396 diz que toda a mãe deve ter dois períodos de 30 minutos cada para amamentar o seu bebê até que ele complete seis meses de vida1.
Como na maioria dos casos esse intervalo da licença amamentação não é possível devido a logística, a empresa acaba dispensando a mamãe uma hora mais cedo do expediente ou permitindo que ela ingresse uma hora mais tarde para cumprir esse direito e aí existe uma redução de jornada de trabalho para a licença amamentação se cumprir.
Porém, há ainda um ponto curioso que se tornou uma polêmica de certa forma. Esses períodos de 30 minutos unidos teoricamente dariam 15 dias corridos a mais de licença maternidade para a mamãe. Muitas pessoas pleiteariam esse prazo a mais na licença certo? Algumas empresas adotaram essa forma, concedem a empregada duas semanas a mais para ficarem em casa e cumprir a lei.
As Empresas São Obrigadas a Oferecer Mais 15 Dias?
Porém o que poucos sabem é que as empresas como um todo não são obrigadas a darem esses 15 dias a mais na licença para amamentação2. Salvo exceção de casos onde o bebê necessita ficar internado e tudo com a comprovação de um atestado. Cabe dizer que aceitar esse atestado fica a cargo da empresa empregadora da mulher.
Quem paga a Licença Amamentação
Uma vez que a empresa não tem reembolso do SUS para esses 15 dias de licença amamentação. Normalmente a mulher recebe um auxilio durante a licença, essa que são reembolsados a empresa. Já na licença amamentação esses 15 dias não são reembolsados e a empresa arca com os custos.
Quem Tem Direito a Licença Amamentação?
Toda mãe tem direito a licença amamentação, seja ela empregada ou autônoma. A diferença está que a autônoma lida com todos os trâmites diretamente com o SUS enquanto a funcionária tem o respaldo da empresa. A parte mais legal da lei e que pais adotivos também tem direito a licença amamentação! Toda mulher que deu a luz ou adotou pode tirar a licença maternidade com dois períodos de 30 minutos cada, salvo casos onde a empresa com mais de 30 funcionárias tenha uma creche ou berçário para dar um suporte melhor à mulher e seu filho.
Empresa Cidadã
Há empresas quem apoiam ainda mais a licença amamentação, existe um programa em que em troca de benefícios para os funcionários, ela recebe um desconto nos impostos. O programa se chama “Empresa Cidadã”3, mas para que a empresa seja beneficiada a funcionária deve fazer o requerimento da extensão da licença maternidade assim como a licença amamentação para a empresa. Veja mais sobre o assunto no site da receita federal.
Proteja o seu direito e o do seu bebê. A licença amamentação é direito de todos! Tem leite excedente? Conhece alguma mamãe que amamenta? Doe ou incentive a doação de leite materno, colabore com os recém nascidos pela campanha Doe Frascos de Vida!
Aproveitando o espaço, gostaria de contar uma novidade para nossas leitoras gestantes. Eu e a empresa Famivita, pensando nas necessidades nutricionais e também dificuldades das mulheres durante a fase gestacional, desenvolvemos um polivitamínico gestacional completo com todas as vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento fetal com um diferencial das demais vitaminas, o tamanho da cápsula. Como é muito difícil engolir cápsulas e comprimidos durante o período de enjoos e náuseas, que em alguns casos pode se estender por toda gestação, produzimos a vitamina FamiGesta em pequenas cápsulas que são facilmente engolidas, do tamanho de um MM’s. Você pode adquiri-la aqui nossa loja virtual.
Veja também: Como Aumentar o Leite Materno – Inicio da Amamentação
Foto: Daniel Peinado
Olá! Meu bebê mama no peito e complemento com a fórmula. Eu terei direito a essa licença amamentação?
ResponderTive Minha licensa maternidade acaba agora día 18 no caso voltaria más me derán 15 días de amamentacao.e día 3vo asesinar ferias tenho direto no meu alimentacao.o que irei receber
ResponderOlá, segundo pesquisa: No período de férias tenho direito a continuar recebendo vale-refeição e vale-transporte? Não. Vale-refeição e vale-transporte são benefícios concedidos ao empregado para que ele se transporte até o local trabalho, caso do vale-transporte, ou se alimente durante o período de serviço, caso do vale-refeição.
ResponderOlá voltei a trabalhar mais a empresa não me concedeu esse direito agora meu BB já está com 6 meses tenho direito de cobrar deles agora porque ele não se adaptou na creche e ainda mama.
ResponderOlá, infelizmente não ! O direito deveria ter sido concedido até os 6 meses apenas!
ResponderE quando a mãe não amamenta mais? É necessário tirar o periodo de intervalo ? O bebe tem cinco meses.
ResponderPeguei 15 dias e fui descontada os 15 dias. Tô de férias e retorno antes dos 6 meses. Como faz?
ResponderBoa tarde. Peguei com a pediatra esses 15 dias. E me deram 20 dias de férias, porém minha bebê tem 5 meses, até ela completar os 6 eu tenho esse direito? Mesmo tendo pego os 15 dias
ResponderTenho um bebê de 12 dias ,trabalho com carteira assinada ,quais os meus diteitos
ResponderOlá, você direito a 4 meses de licença maternidade!
ResponderMinha bebê tem 1 ano e 1 mês e amamenta ainda, e eu trabalho de 11:30 as 20h e queriam me colocar essa semana de 13h as 21:30, ônibus são difíceis e meu marido não poderia me buscar pq ele teria que levar minha bebê e quando eu chego depois das 20h ela amamenta e dorme antes das 22h, aí seria complicado e falei com minha gerente sobre, até pq eu sou temporária e já é a terceira vez que mudam meu horário, aí vou no meu antigo horário. Eu tenho algum direito se ela falar que tenho que ir no novo horário? Pois mesmo que ela falou na entrevista sobre mudanças de horário, não me falou que seria muitas vezes pq se tivesse falado, não teria aceitado o trabalho
Responderoi, gostaria de tirar uma dúvida, trabalho em jornada de plantão de 24hrs, nesse período o hospital onde trabalho deve me liberar algum momento para amamentar? Obs, só que minha bb ja está com 7 meses e 20 d
ResponderOlá, O art. 396 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece que para amamentar o próprio filho a mulher terá direito a dois descansos especiais, de meia hora cada um durante a jornada de trabalho até que seu filho complete seis meses de idade. Neste caso por conta da idade do seu filho eles não devem liberar mais.
ResponderEstou prestes a entrar na licença amamentação e gostaria de saber se nesse período posso arrumar outro emprego, já que não estou satisfeita no anterior?
ResponderPARABÉNS POR ORIENTAR AS MÃES SOBRE OS SEUS DIREITOS PARA MANTER A AMAMENTAÇÃO. Abraços Dra Rosangela
ResponderOi gostaria de saber se eu tenho direito a licença amamentação Col jornada de trabalho de seis horas por dia ?
ResponderOlá minha bebê tem 4 meses e 6 dias já nasceu dois dentinhos e tá pra nascer o superior agora, ela tá aborrecida com diarréia e não quer pegar mamadeira, e minha licença amamentação acabou, o que faço? Já tenho que voltar a trabalhar dia 27 e ela não quer saber da mamadeira, estou desesperada
ResponderOlá, seria interessante ver com a pediatra dela, formas alternativas de alimentação, retirada do leite materno e armazenamento de forma segura, tem copinhos e mamadeiras adequadas para dar o leite materno sem ter o bico de mamadeira.
ResponderConverse com a pediatra.
Tenho 17 anos ,acabei de ter minha filha e estou desempregada, tenho direito
ResponderGostaria de sabe se toda mãe tem direito aos 15 dias de aleitamento materno mesmo tendo