Um tabu comportamental dentro das casas é a nudez em família que pode ser algo constrangedor ou natural, tudo depende de como a família lida com a situação. A nudez em família nada mais é do que o os pais não se incomodarem com a presença dos filhos na hora de tomar banho ou mesmo de trocar de roupa, mas ainda é um assunto a ser discutido em algumas famílias que preferem não se expor dessa forma para as crianças.
Aqui em casa tentamos levar a nudez naturalmente, embora o pai não se sinta a vontade de ficar nu na frente dos filhos por questão de educação que recebeu, a nudez da mãe é algo tão natural e habitual… qual mãe não se pegou no banheiro tomando banho junto com seus filhos, ou mesmo na hora do xixi, uma bela plateia para assistir e conversar, bater papo nesse momento intimo? Aqui sempre! Me lembro desde que era pequena, sempre ia tomar banho com a minha mãe e achava o máximo! Era o extremo do carinho materno naquele momento, me sentia mesmo intima dela e não via maldade em nada, me sentia segura. Tento hoje passar essa segurança para as crianças e acho que dá certo, acabou se tornando algo natural e sem maldade alguma… O que é piupiu, o que é perereca ou pepeca, ou seja o nome que vocês dão em casa para os pequenos órgãos genitais, não serão de tanta curiosidade para crianças que convivem com a nudez em família, e há pais que preferem assim. Explicar a diferença desde bem pequenos pode deixar pais mais tranquilos quando a pergunta temida chegar. “o que é sexo?’ claro, que pais podem ficar mais constrangidos do que as mães, mas tudo como disse, depende de cada família de cada indivíduo e a forma com que lida com essa questão.
Bom, conforme as crianças foram crescendo percebi que o limite de preservar a privacidade começou a chegar, a nudez em família não é mais tão natural como antes. A mais velha tem vergonha e se fecha para trocar de roupa. Isso desde que começaram as mudanças hormonais, e do corpo. Já o menino é escrachado, troca de roupa na sala, na frente de todos que estiverem presente, claro, pessoas de casa assim como pai, mãe, irmãs, avós, tias… Banheiro de porta aberta com ele não é novidade! Já com a menina… tudo mudou, mas por vontade dela própria, naturalmente e sem pressão de “feche essa porta!” foi a evolução natural da coisa. Culturalmente falando, o assunto é bem complexo pois, pessoas de um tempo em que a educação era mais complexa em que a nudez mesmo em casa era censurada, não se sentem a vontade com esse assunto nem tão pouco com a situação nudez em família, mas mesmo na TV se vê tão naturalmente índios nus desde sempre… controverso? sim e muito! A questão é profunda, há famílias e famílias, e a nudez pode não ser uma questão negociável em algumas delas. Como lidar então com essa questão dentro e fora de casa, na escola por exemplo? A psicóloga, Natália Melleiro fala mais sobre o assunto respondendo perguntas feitas a ela.
Trocando Fraldas: Existe algum dano no desenvolvimento da criança q convive com a nudez dos pais, na hora do banho ou troca de roupa?
Natália: Eu acredito que não. Se isso for algo normal para a família, a criança vai enxergar a nudez com naturalidade. O “problema” são os outros, né? A convivência dessa criança na sociedade, na escolinha, com os amiguinhos… como as famílias das crianças que não têm esse costume lidarão com uma família assim? O Quê tudo isso pode implicar? Acredito que se a criança tiver curiosidade, os pais devem explicar tudo da maneira mais natural e ‘fisiológica’ possível, sem a conotação sexual da coisa…
Trocando Fraldas: Os pais devem deixar claro para a criança que nudez é natural apenas dentro de casa?
Natália: Sim! Importante! Deixar claro pra criança que tem gente que não gosta de falar disso, que tem amiguinhos que não tem a mesma curiosidade, então, que se ela tiver alguma dúvida, pra vir perguntar para o papai ou pra mamãe.
Muitas pessoas podem achar um absurdo a nudez dos pais em frente aos filhos, mas para outras pessoas é tão natural como escovar os dentes em frente dos filhos, a questão sexual da coisa fica bem distante quando se trata de pais e filhos, porém pais que não se sentem a vontade, não há nada de mal em se preservar ou mesmo preservar a criança ensinando desde cedo a fechar as portas e se trocar sozinho. Também nem considerar feio quem leva naturalmente a situação da nudez dentro de casa, na segurança e conforto do seu lar, o importante é levar a vida bem e feliz. Por isso quero abrir esse espaço, como é a relação de nudez em família ai na sua casa? como lidam com essa questão? Deixem nos comentários.
Até a próxima!
Veja Também: Cama Compartilhada – Como Será Ter Essa Experiência?
Foto: Claudio Olivares Medina
Boa tarde me chamo Robson olha aqui em casa somos eu minha esposa e dois filhos uma menina de 16 anos e um menino de 14 anos, aqui em casa a nudez sempre foi natural.Desde pequenos eles tomam banho comigo e com minha esposa e até hoje tomamos banho juntos , as vezes todos ou ele e a minha filha juntos, ou comigo com a mãe tanto faz…Nunca tivemos nem um tipo de ploblemas ou situação embaraçosa por causa disso.
ResponderJá teve uma situação que a minha filha estava encomodada com os pelos e me pediu com a maior naturalidade se eu podia depilar ela, pois ela tinha medo de se cortar, eu não o fiz e faleii para ela pedir para a mãe dela fazer isso. Vai do costume e da criação de cada familia, o que nunca pode faltar é o respeito mútuo…
Olá bom dia eu sou casada com um Homem que já tem uma filha de 11 anos, e sou casada a 1 ano e 9 meses, discutimos muito por causa disso, quando eu estou sozinha com ele em casa ele tranca a porta do banheiro, mas quando a filha dele está aqui ele quer deixar pelo menos uma gretinha da porta aberta e sempre que se trocar na frente dela, eu não suporto isso. O que eu devo fazer para ele parar com isso?
ResponderMas ele faz de propósito? Não entendi. Se for, a conversa é sempre o melhor caminho. Tente saber os motivos. Boa conversa amiga.
Responder?
ResponderSe a família já tem esse hábito e há o respeito por que seria errado?
ResponderEu ficava muito nu na frente dos filhos, uma menina hoje com 6 e um menino com 10, até cochilávamos sem roupa nenhuma as vezes, mas hoje uso pelo menos uma cueca, mas não nos escondemos quando estamos sem roupa, é que com o tempo a gente vai acordando para algumas coisas, nós homens temos ereção muitas das vezes involuntárias principalmente durante o sono, o menino tem a questão das ereções e da polução noturna, hoje as crianças parecem chegar na puberdade cada vez mais cedo, as meninas mesmo antes da primeira menstruação já começam a aparecer as primeiras secreções, os mamilos e bumbum começam a ficar salientes, então acredito que deva ter limite, não precisa ninguém ficar necessariamente sem roupa depois de uma certa idade, claro que se trocar, ou tomar banho em família sem roupa não há mal nenhum, mas temos que ensinar as crianças a evitar algumas situações.
Concordo com você. Tudo em seu tempo. Importante é não criar tabus e medos. Quando era casada meu marido tomava banho com meus filhos, trocava de roupa na frente deles. Tenho o hábito, até hj, de ficar bem a vontade em casa. Meus filhos moram comigo, as vezes chego do trabalho morta e fico sem roupa. Fico praticamente invisível em casa. Todos acostumados. E esse hábito eles tb tem. Claro que existem situações que precisam se vestir. Tudo normal.
ResponderBoa noite. Qual a melhor maneira de falar com os filhos sobre masturbaçao? Tenho uma filha de 13 anos que vez ou outra me pergunta e desvio da resposta. Sei que ela já iniciou essa descoberta pq ja presenciei algumas cenas. Mas ainda não sei como conversar.
ResponderUma fase delicada, mais que não podemos deixar passar, Silvia procure folhetos explicativos, ou ate mesmo na internet artigos que possam ajudar nesse processo, o melhor é conversar sobre a sexualidade em geral.
ResponderObrigada. Fase delicada mesmo. Noto que ela tá muito curiosa, tento conversar de forma geral, sobre nossas descobertas, sobre o que fazemos e dar prazer. Ela me pergunta se faço, como faço, se dói, quer tirar todas as dúvidas ao mesmo tempo. Eh uma adolescência mil por hora. Disse a ela que fazia sim, assim como toda mulher, e que ela na sua intimidade iria descobrindo onde é mais legal e como. Notei que ela se frustrou um pouco. Devo mostrar algum vídeo ou só com conversa?
ResponderA conversa sempre é o mais indicado. De forma natural fale que é prazeroso se descobrir e sentir prazer, mas sempre de forma íntima. Foi assim que conversei com minha filha. Como temos uma relação de muita união e confiança foi tranquilo. Talvez ela se frustrou com sua resposta pois queria saber mais detalhes. Alguns assuntos relacionados a corpo sempre usei o momento do banho pra falar com minha filha ou filho. Mostre sem medo ou receio o que achar que deve. Nossos filhos confiam em nós. Já cheguei a mostrar um vídeo que falava sobre gravidez, e tinha uma mulher se masturbando. Ela agiu muito naturalmente.
ResponderEstou adorando essa interação. Beijos.
Obrigada pela atenção. To conversando com ela sim. Percebi que ela tem curiosidade em me ver fazendo, não sei se fiz certo, mas mostrei rapidamente e disse a ela pra quando estiver só procurar fazer isso sem culpa ou medo, acredito pela confiança que ela tem em mim que entendeu.
Ótimo texto, vim prar aqui por que tenho uma filha de 5 e um menino de 8, eu não fico nu perto deles, o minimo que fico é de sunga e o meu filho também, já minha filha passa a maior parte do tempo dentro de casa nua, desde quando era mais pequena, ja fiz de tudo para ela parar com isso por que percebi que o meu filho fica observando ela demais ultimamente e eu fico constrangido e mal com isso, mas ela não quer saber, o minimo que consegui depois de muita conversa foi que ela use pelo menos calcinha mas não quer saber de usar nada na parte de cima, fica constrangedor se vem algum parente em casa ou mesmo amiguinhos do meu filho e ve ela assim, tenho receio de outros pais acharem isso ruim, será que ela pode estar fazendo isso para chamar atenção de alguém de alguma forma?
ResponderAcredito que não. Ela ainda eh nova (5 anos?). Vai saber a hora certa. As vezes tinha essa preocupação com a minha, no começo ficava nua, mas quando foi crescendo já fica só de calcinha. Quando tem visita ela se veste normalmente. Como moramos em Maceió, o calor aqui é grande, quando estamos em casa temos o hábito de Pouco Roupa mesmo. Por isso acho que sua filhinha saberá a hora Certa de se vestir. Beijos.
ResponderEstou adorando esse bate papo.
ResponderTambém estou. Muito bom esse espaço pra podermos falar sobre nossas angústias e inquietações. Beijos.
ResponderParabens pelo post. Muito bom encontrar um espaço como esse de conversa.
ResponderTudo vai depender de como a familia trata isso desde cedo. Tenho 32 anos, sou divorciada, com um filho de 17 anos e uma filha com 16. Sempre tratamos a nudez sem maiores tabus. Apenas fui os orientando a respeito da privacidade e intimidade de cada um. Tenho o hábito de andar pela casa bem a vontade e meus filhos adquiriram isso. tenho as vezes que mandar minha filha se vestir pois chegará alguma visita. Mas tudo de forma tranquila e sem muito alarde.
Que bom que gostou Patrícia. Beijos.
ResponderNão ha nada de errado com a nudez. Não devemos confundir nudez com sexo, o que é muito comum. O corpo humano é natural e belo e a nudez não tem nada de anormal, muito pelo contrário, quanto mais se esconde, mais curiosidade desperta. Quem conhece o nudismo sem conotações sexuais, sabe quanto é saudável e prazeroso este estilo de vida. A pergunta é: por que nos vestimos e não por que nos despimos. Faça um teste, começando sozinho(a), fique nu(a), pelado, sem roupas, em sua casa, tome um banho e não vista roupa alguma, durma nu(a). Deixe passar a excitação que lhe foi condicionada por anos e se esforce para encarar sem tabus, sem maldades. Sinta o prazer de ser livre na plenitude e depois me diga. Não há quem não goste, porque é natural. Por isso se chama naturismo. Segundo passo, fique nu(a) com seu companheiro o maior tempo possível, um final de semana inteiro sem roupa alguma. Nada. Você verá que ao final, na segunda-feira pela manhã será uma difícil decisão ter que colocar roupas para ir trabalhar. É natural. A nudez é a coisa mais natural que existe. Se puder ir a uma praia nudista verá que alcançou uma liberdade difícil de explicar, porque libertou sua mente e se sentirá simplesmente “feliz”. Tenha coragem, faça o teste e me de sua opinião sincera. Não existem ex-nudistas.
ResponderVerdade Bianca, mas a sociedade já foi assim, não sei a sua idade, mas quem viveu a infância nos anos 80 e final dos anos 70 lembra que as crianças passavam grande parte do dia nuas, até nos comerciais de TV apareciam crianças e adultos nus, pelo menos aqui no interior de SP era assim, lembro que brincávamos muito com água nos dias quentes, até por volta dos 10 anos nós meninos ficávamos peladinhos na água, as meninas também, só as maiores usavam calcinha, nos trocávamos todos juntos, brincávamos com o esguicho na calçada sem nenhuma roupa, tinham crianças que nem conhecíamos que vinham brincar também, nem sabíamos o que seria uma sunga ou um biquini por que nem passava pela nossa cabeça o que seria uma nudez, lembro que eu usava cueca e camisa quando vinha alguém em casa que não era parente, meu pai brincava junto com a gente de cueca, daquelas que tinham aquela aberturinha na frente (ui…, entreguei minha idade rs.), o uniforme da escola eram das poucas roupas que eu usava, só resta saudades, não se ouvia falar em pedofilia ou qualquer tipo de abuso com crianças, lembro que meu irmão mais velho e meu pai as vezes davam banho nas meninas que vinham brincar em casa e levam elas embora, apesar de eu não ver mal nenhum na nudez(até por que não há) hoje eu não deixaria meus filhos brincarem como eu brincava, é muita gente doente por aí, se um homem brincar de cueca na água com crianças ele poderá até ser preso, mais alguém aí dessa época?
ResponderAcho muito fofo pais que tomam banho com filhos, tomei minha filha até por volta de um ano e meio mas depois disso ela começou a me observar demais e querer me tocar e eu fiquei muito contrangido, depois disso pelo menos sunga ou bermuda, eu estava lendo que segundo Freud, as crianças nos primeiros anos já tem prazer nos genitais e podem até ficar excitadas vendo outras pessoas nuas, os meninos tem ereção e lubrificação e as meninas tem lubrificação e ficam contraindo as pernas por que isso dá uma sensação prazerosa, mas claro isso nada tem a ver com sexo e malícia até por que as crianças nem sabem o que é isso, mas acho constrangedor por exemplo pais que tomam banho com filhas até os 5, 7 anos, elas vendo o pai ali nu na frente delas não pode provocar algum sentimento confuso?, não me refiro somente ao pênis que é o alvo de toda a curiosidade mas sim ao corpo, o bumbum, os músculos, os pêlos, não é estranho o primeiro homem da vida delas ali nu na frente delas?
ResponderOla meu nome é Robson moro em são paulo. Sou casado a 16 anos tenho um casal de gêmeos hoje com 16 anos , desde de pequenos tomam banhos com a gente eu e minha esposa acostumamos eles assim, eles sempre tomaram banho juntos ou com a gente, nunca perdemos o respeito familiar por causa disso. Andar nus dentro de casa é um habito normal aqui em casa. Hoje eles tem 16 anos e nada mudou. Já aconteceu de um dia minha filha no banho pedir para eu depilar as partes íntimas dela na maior naturalidade, mas eu fiquei constrangido e pedi para ela pedir para a mãe dela ensinar ela , esse fato ela deveria ter uns 14 anos. Mas vivemos muito felizes e ninguém aqui em casa tem traumas ou coisas assim. Somos francos e conversamos sobre tudo.
ResponderTenho um filho de 6 anos, e não temos pudor em ficar nus, eu, ele e o pai, é tudo muito natural, pirto do banheiro fechada só na hora das necessidades fisiológicas.
ResponderMe preocupo, posso prejudicar meu filho?
Confundi-lo?
Hoje não prrcebo nada, mas isso pode ser problema depois?
Ola eu sou a Gabriela estou com um grande problema ,meu pai ele toma banho de porta aberta e troca de ropa na salar em qualquer lugar da casa e eu ja tenho 12 anos eu fico muito constrangida com Isso quando pesso ele para fechar a porta ele me chinga , já eu tomo banho de porta fechada e tbm troco de ropa de porta fechada mais ele não me respeita isso e horrível minha mae tbm toma eu não gosto eu já cortei meu braço com lamina por causa disso eu não aguento isso mais me ajuda por favor oque eu Fasso ? Me pai não me incomoda Nen um pouco com isso????
ResponderGabriela eu sei que isso deve ser muito chato, bom isso é um costume do seu pai, e ele precisa respeitar você, acho que você deve ter uma conversa bem franco com ele dizer que isso a incomoda muito!! Nesse caso somente uma boa conversa!
ResponderOla eu sou a Gabriela estou com um grande problema ,meu pai ele toma banho de porta aberta e troca de ropa na salar em qualquer lugar da casa e eu ja tenho 12 anos eu fico muito constrangida com Isso quando pesso ele para fechar a porta ele me chinga , já eu tomo banho de porta fechada e tbm troco de ropa de porta fechada mais ele não me respeita isso e horrível minha mae tbm toma eu não gosto eu já cortei meu braço com lamina por causa disso eu não aguento isso mais me ajuda por favor oque eu Fasso ?
ResponderRespondi a cima!
ResponderExcelente texto, vivo um situação complicada, tomei banho com minha filha até uns 8 meses, ela tinha cólicas e chorava muito a ponto de gritar por horas e minha esposa estrava em pânico, então percebemos que eu colocando ela deitada em meu peito de bruços e baixo do chuveiro com a água bem de leve e morna ela relaxava de tal maneira que parava de chorar na hora, relaxava tanto que dormia e o intestino funcionava na hora e soltava o xixi também(eu ficava bem sujinho rsrs,) como era hora do banho eu fazia nu com a bebê, olha era um momento sagrado pois depois disso ela dormia a tarde e a noite toda, mas por volta de uns 8 meses ela passou a observar melhor as coisas a sua volta e tocar nas pessoas, então eu passei a usar pelo menos uma cueca, hoje com 3 anos e 4 meses ela me viu nu um dia e eu demorei perceber que ela me observava, fiquei tão desconsertado que não tratei o momento com naturalidade e me preocupei mais em pegar um lençol e me cobrir do que manter a calma, então desde esse dia ela me segue quando vou banheiro e fala para a mãe que quer o piu do papai, ela tem o costume de deitar em meu peito enquanto vemos TV, e percebi que desde esse dia ela fica tentando ver meu pênis, já falamos que não pode por que é sujo e é de fazer xixi, mas ela insiste e fala pra mãe que quer ver e tocar, como ela pergunta tudo só pra gente e até percebe quando a gente não está bem, nos sentimos mal em negar algo a ela, e a criança tem apenas a curiosidade normal dessa idade, nada é por malicia ou conotação sexual pois eles nem sabem o que é, nunca deixamos ela sem resposta, não queremos deixar esse questionamento, nunca tomei banho nu com ela a não ser quando era bebê, mas minha esposa sempre toma, algumas poucas vezes que dei banho eu sempre usei cueca, pesquisando na net vi que muitos pais tomam banho com as filhas e elas não costumam ter esses questionamentos por que desde cedo já vêem a diferença entre os pais naturalmente, passa muita coisa pela minha cabeça agora, como ela está apenas curiosa pensamos em tomar banho juntos eu ela e minha esposa, ou então criar alguma situação para que ela me veja nu naturalmente, mas eu fico muito desconsertado e sei que ela vai querer ver tudo de pertinho e tocar, só de eu imaginar minha filha me explorando mesmo que seja apenas curiosidade me sinto envergonhado.
ResponderFicamos mesmo, Mais e diferente “do dela” então é normal ter essa curiosidade. apesar de ser pequena ainda temos que explicar. Que meninas tem…. e meninos tem…. para que isso seja algo normal na vida deles. Se esconder aí que a curiosidade fica mais intensa. Quanto mais natural melhor sempre.
ResponderEntão, explicamos de várias maneiras mas ela quer ver o do papai, ela chora pra minha esposa, pergunta por que não pode ver o piu do papai, fala que eu não deixo ela tomar banho comigo, diz que quer fazer xixi na hora de dormir junto com o papai para ele não fazer xixi na cama, e sabemos que é tudo um pretexto da criança, e eu fico de coração partido por que sei que é só uma curiosidade sadia, hoje já fiquei o dia inteiro de cueca com ela, como o calor voltou brincamos na água, e tomamos banho nós 3 juntos mas eu ainda de cueca, minha esposa acha que devo ficar nu e ponto final, e deixar nossa filha a vontade pra observar e mesmo que ela toque, assim que ela satisfazer a curiosidade aí a gente explica com seriedade e diz que não se deve tocar em ninguém e ela não deve deixar ser tocada, e ela acha que devo tomar mais banhos nu com minha filha, pelo menos uns 2 por semana pra que quebrar esse tabu de vez, ela acha que devo ficar mais tempo nu em casa pra nossa filha encarar com naturalidade, eu já penso em fazer um pouco diferente, posso até tomar banho nu com ela ela, mas depois dos 5 anos começamos a mudar, ficar nua e tomar banho só com a mãe, com o pai pelos uma calcinha e o pai de cueca, mas no momento minha vergonha está dificultando todo esse processo e tenho medo que isso deixe minha filha bloqueada em alguma área.
ResponderAcredito que vc pode sim fazer o que sua esposa orientou. Quanto mais naturais agirmos, melhor. Tomo banho com meus filhos desde pequenos, já houve momentos de dúvidas, curiosidade em tocar, sempre deixei e os orientei. O melhor sempre será a conversa.
ResponderIsso, mesmo Patricia.
Sou casado a 18 anos eu e minha esposa sempre andamos pelados pela casa, temos 3 filhos e foram criados assim.Sempre tomamos banhos juntos desde pequenos,Sempre com o.maior respeito.Tenho duas meninas uma de 14 anos e uma de 16 anos e um rapaz de 12.Minha filha mais velha até hoje toma banho comigo e nada mudou , Já teve um certo dia que ela me pediu para eu aparar os pelos de sua genitais, o fiz a naturalmente.A maldade está na cabeça das pessoas.
ResponderBem não quero criticar ninguém apenas colocar meu ponto de vista. Acho que tudo tem seu limite a nudez não deve ser encarada como um pecado, mais acho que temos que ter privacidade. Tenho enteado de 12 anos, ele entra no seu quarto fecha a porta e temos que bater, com certeza respeito a sua privacidade, acho que a sua mãe deveria perceber a mudança. Acho que a nudez do adulto pode ser exposta até um limite, infelizmente minha companheira não concorda, ela se veste e toma banho de porta aberta, não me sinto bem com esta situação e gera transtorno. Tenho 3 filhas do primeiro casamento e seguimos esta linha “tudo tem seu momento assim como limites”
ResponderMuito bom ler o seu ponto de vista! Adoramos isso, esse debate saudável!!
ResponderNatália, espero que possa me responder, já que eu tive uma crianção totalmente diferente do meu esposo e não sei oque fazer quanto a situação. Explicando… Nossa família e composta por 4 membros, Eu, minha filha de 6 meses, meu esposo e o meu Entiado (filho do meu esposo de outro relacionamento) meu Entiado tem 14 anos estou com eles desde dos 13 anos, ou seja apenas 1 ano. Aqui em casa ando bem a vontade, roupa de dormir etc… Mais ando assim para que ele entenda que não tem que haver maldade em mim, pois sou madrasta dele, e não vejo nada de errado no comportamento dele, “Nada duvisodo”, já meu esposo anda nu, não está nem aí, porém o menino não, ele tem muita vergonha, muitaaa. Eis a questão! Minha bebé tem 6 meses e a casa e pequena, as vezes quando troco a fralda ele está presente, fico constrangida as vezes outras não, na verdade e mais dúvidas de como eu devo agir, eu reparo no comportamento dele ao ver a irmãzinha nua trocando fralda e não vejo nada demais, age como algo normal, agora minha bebé aprendeu a dar beijo mais quer beijar todos da casa, da beijinho na boca, e espontâneo quando vê ela segura seu rosto e lhe dar aquele beijo cheio de carinho, e faz o mesmo com o irmão. A pergunta é, deixo que essa relação seja livre? Aberta? Ou devo resguardar devido ele vim de outra família? Ja que a mãe e falecida e foi criado com vó? Continuo fazendo como estou fazendo, deixando todos bem a vontade e mantendo respeito? E os beijinhos, não há nada de mal nisso né? Devo resguardar tbm? Lembrando que fui criada e meu pai não permitia nem beijinhos, nudez nem no sonho, tanta restrição acabávamos nem mesmo dando abraço… Por favor se possível responda, caso não possa Natália, aceito opiniões, me ajudem!
ResponderOi Luana, vi seu comentário e achei muito parecido comigo, com oque acontece em minha casa, oque muda é que tenho um filho meu mesmo, meu e de meu marido, ele tem hoje 16 anos, também tenho uma filha nova, mas ela ja tem 2 anos, aqui em casa não é só meu marido que anda pelado pela casa, eu também costumo ficar, rsss, sei que pode parecer entranho, mas meu filho acostumou a nos ver assim, então nunca o vi vendo de forma diferente a irmã, acredito que isso se dá por ele ver também a mãe nua, e tratamos isso com naturalidade, ele algumas vezes também sai nu do banheiro, hoje em dia é até normal, algumas vezes até tem ereções e sai de fininho para resolver, sei que ele entendeu que sou mãe dele e que sexo é com namoradas dele, talvez se o filho de seu marido acostumar ver vc nua também encare isso como algo natural.
ResponderSituação bem delicada! acho que isso depende muito de cada família, complicado opinar sem saber exatamente como é a crianção de cada um!
ResponderNormal ficar nu dormir assim como veio ao mundo.
ResponderA nudez do homem e da mulher é normal eu tenho 37 anos fico pelado e durmo pelado todos os dias fico assim na frente da minha mãe. Moramos sozinhos.
ResponderTambém não vejo mal se ambos se sentem a vontade!
ResponderComo disse no comentário abaixo eu meu marido somos totalmente liberal.Nos banhos que tomamos juntos, conversamos muito sobre sexo e nossos corpos nus.As crianças amam e pedem para ficar nus. Somos uma família feliz e participamos de eventos nudistas.
ResponderO importante e ser feliz não é mesmo!!
ResponderE
ResponderNossa lema dentro de casa é sempre nu! Eu tenho uma família super liberal, eu meu marido e nossos filhos praticamos o nudismos sem pudor nenhum,nossas roupas são só para fazer outras atividades fora de casa. Meus filhos amam e pedem para ficar nus.Somos felizes a cada dia aumenta a nossa sensação de liberdade .
Responder