Um tabu comportamental dentro das casas é a nudez em família que pode ser algo constrangedor ou natural, tudo depende de como a família lida com a situação. A nudez em família nada mais é do que o os pais não se incomodarem com a presença dos filhos na hora de tomar banho ou mesmo de trocar de roupa, mas ainda é um assunto a ser discutido em algumas famílias que preferem não se expor dessa forma para as crianças.
Assim que o bebê nasce, não é nada demais trocar a fralda em um ambiente público, ou mesmo os familiares podem ficar em volta para ver o tamanho dos documentos do novo bebê que acaba de chegar, seja menino ou menina.
Algumas famílias podem manter com maior tranquilidade até 2, 3 anos, mas a partir do momento em que a criança está maior, a nudez pode ficar incomoda para os pais, já que para a criança não há maldade alguma.
A conotação sexual não existe até certa fase da criança, por volta dos 7, 8 anos ela pode começar a ter noções do seu corpo e passar a ter vergonha de ficar nua perto do sexo oposto, ou mesmo no caso das meninas, nuas na frente do pai ou irmão e meninos na frente da mãe ou avós.
Todo comportamento envergonhado nessa idade é natural, com a mudança do corpo pode aparecer uma certa vergonha e até mesmo uma insegurança com o corpo em transformação. A atitude de nudez em família ou não também é um reflexo da educação e exemplos que tivemos desde pequenos, em algumas famílias mais reservadas por exemplo, irão claro, ensinar a forma mais reservada da coisa. Já em outras a nudez pode acontecer mesmo depois dos filhos adolescentes e não só os pais, filhos também. Mas até que ponto deve ser liberada a nudez em família?
Aqui em casa tentamos levar a nudez naturalmente, embora o pai não se sinta a vontade de ficar nu na frente dos filhos por questão de educação que recebeu, a nudez da mãe é algo tão natural e habitual… qual mãe não se pegou no banheiro tomando banho junto com seus filhos, ou mesmo na hora do xixi, uma bela plateia para assistir e conversar, bater papo nesse momento intimo? Aqui sempre!
Me lembro desde que era pequena, sempre ia tomar banho com a minha mãe e achava o máximo! Era o extremo do carinho materno naquele momento, me sentia mesmo intima dela e não via maldade em nada, me sentia segura. Tento hoje passar essa segurança para as crianças e acho que dá certo, acabou se tornando algo natural e sem maldade alguma… O que é piupiu, o que é perereca ou pepeca, ou seja o nome que vocês dão em casa para os pequenos órgãos genitais, não serão de tanta curiosidade para crianças que convivem com a nudez em família, e há pais que preferem assim.
Explicar a diferença desde bem pequenos pode deixar pais mais tranquilos quando a pergunta temida chegar. “o que é sexo?’ claro, que pais podem ficar mais constrangidos do que as mães, mas tudo como disse, depende de cada família de cada indivíduo e a forma com que lida com essa questão.
Bom, conforme as crianças foram crescendo percebi que o limite de preservar a privacidade começou a chegar, a nudez em família não é mais tão natural como antes. A mais velha tem vergonha e se fecha para trocar de roupa. Isso desde que começaram as mudanças hormonais, e do corpo. Já o menino é escrachado, troca de roupa na sala, na frente de todos que estiverem presente, claro, pessoas de casa assim como pai, mãe, irmãs, avós, tias… Banheiro de porta aberta com ele não é novidade! Já com a menina… tudo mudou, mas por vontade dela própria, naturalmente e sem pressão de “feche essa porta!” foi a evolução natural da coisa.
Culturalmente falando, o assunto é bem complexo pois, pessoas de um tempo em que a educação era mais complexa em que a nudez mesmo em casa era censurada, não se sentem a vontade com esse assunto nem tão pouco com a situação nudez em família, mas mesmo na TV se vê tão naturalmente índios nus desde sempre… controverso? sim e muito! A questão é profunda, há famílias e famílias, e a nudez pode não ser uma questão negociável em algumas delas. Como lidar então com essa questão dentro e fora de casa, na escola por exemplo? A psicóloga, Natália Melleiro fala mais sobre o assunto respondendo perguntas feitas a ela.
Famivita: Existe algum dano no desenvolvimento da criança q convive com a nudez dos pais, na hora do banho ou troca de roupa?
Natália: Eu acredito que não. Se isso for algo normal para a família, a criança vai enxergar a nudez com naturalidade. O “problema” são os outros, né? A convivência dessa criança na sociedade, na escolinha, com os amiguinhos… como as famílias das crianças que não têm esse costume lidarão com uma família assim? O Quê tudo isso pode implicar? Acredito que se a criança tiver curiosidade, os pais devem explicar tudo da maneira mais natural e ‘fisiológica’ possível, sem a conotação sexual da coisa…
Famivita: Os pais devem deixar claro para a criança que nudez é natural apenas dentro de casa?
Natália: Sim! Importante! Deixar claro pra criança que tem gente que não gosta de falar disso, que tem amiguinhos que não tem a mesma curiosidade, então, que se ela tiver alguma dúvida, pra vir perguntar para o papai ou pra mamãe.
Muitas pessoas podem achar um absurdo a nudez dos pais em frente aos filhos, mas para outras pessoas é tão natural como escovar os dentes em frente dos filhos, a questão sexual da coisa fica bem distante quando se trata de pais e filhos, porém pais que não se sentem a vontade, não há nada de mal em se preservar ou mesmo preservar a criança ensinando desde cedo a fechar as portas e se trocar sozinho. Também nem considerar feio quem leva naturalmente a situação da nudez dentro de casa, na segurança e conforto do seu lar, o importante é levar a vida bem e feliz. Por isso quero abrir esse espaço, como é a relação de nudez em família ai na sua casa? como lidam com essa questão? Deixem nos comentários.
Até a próxima!
Veja Também: Cama Compartilhada – Como Será Ter Essa Experiência?
Foto: Claudio Olivares Medina
Parabéns pelo tópico, super importante e com uma abordagem muito leve e didática. Esse é um tema muito comum nos lares de muita família. Tenho um filho hoje com 13 anos, naturalmente sua intimidade é percebida e ele mesmo começar a mudar os habitos. Até os 11 anos ainda tomávamos banhos juntos mas quando percebi que em alguns momentos ele nao se sentia mais tão a vontade e desinibido quanto antes, se reservando na hora do sabao nas partes intimas, quando antes eu o ajudava, vi que era a hora de diminuir e até parar. Tudo no seu tempo, sem tabus ou alardes.
ResponderQueria saber até quantos anos as menina podem fica só de calcinha em casa ?
ResponderAqui na minha cidade tá muito quente e tamos no tempo de férias
Quem tem experiência podem me responder
Não existe esse negócio de idade vai depender do costume da sua família, se fosse assim não teria família que faz nudismo com os filhos que vai de 1 ano até 20,30…. Se sua família leva de boa vcs podem até ficar nus aqui em casa é assim
ResponderMinha mãe naturista e me criou nu em casa e ela é apenas 12 mais velha que eu e hoje em dia quando vem me visitar e passa fim de semana andamos nus em e sempre vamos a praia de nudismo
ResponderAqui em casa sempre foi comum eu poder andar a vontade dentro de casa, apenas de cueca, mesmo se for na frente do meu pai ou da minha mãe. Principalmente da minha mãe, que é a figura feminina da casa, mas ela haja isso como naturalidade.
ResponderAlguem poderia responde se as crianças podem durmir so de roupa intima e ate que os meninoa podem fica so de cueca?
ResponderVenho aqui na verdade para me informar:
Sou casada a 9 anos, mas ainda não tivemos filhos, tenho 26 anos, fui criada numa família conservadora, e pra mim nudez próximo do meu pai, nunca foi algo normal! Pelo contrário! Menina somente com menina, no caso minhas irmãs e eu somente ficávamos nus próximo a minha mãe, e os meninos com meu pai!
Então quando passei por essa situação fiquei abismada!
Meu cunhado teve um filho com a ex esposa, e hoje ele está com 11 anos, um menino muito alegre mas uma criança ainda (só que numa fase transitiva, e está se conhecendo agora)! Ele mora com a mãe e a avó materna. Sem nenhuma referência masculina, já que o meu cunhado é um péssimo pai! Aí meu marido, e meu sogro tentam fazer esse papel, visitando e trazendo ele em casa sempre que a mãe dele o autoriza!
Esses dias ele me relatou, que a mãe depilou sua região íntima, e fiquei abismada, não sei se é algo normal, se isso pode trazer prejuízos pra ele no futuro, fiquei com medo de isso atrasar o desenvolvimento dele, ou prejudicá-lo de alguma forma! Fiquei em dúvida, se deveria fazer alguma coisa a respeito, ou se é normal, e eu que vivo num outro tempo! Rsrs
Se alguém puder opinar, ficaria grata!
ResponderNão tem nada de mais muitas famílias vivem assim, e essa história de atrasar seu desenvolvimento não tem nada haver pelo contrário quanto mais conhecimento ele tiver mais desenvolvido ele vai ser e quem melhor que os pais para ensinar.
ResponderPor esse medo de falar ou mostra o nudismo que tem tantos jovens com filhos cedo.
Sinceramente: Muito estranho , deve ser observado essa atitude dela , a pedófila existe e é praticado por ambos os sexos . Meu pai me depois tenho 14 anos , mãe, vo nunk
ResponderÉ anormal com certeza ! Pense um pai depilar a filha com 11 anos , na vdd nem.pêlos tem ainda , cheirando a pedofilia, pois sabemos por nossos pais que a pedofilia é praticada por ambos os sexos . Muito estranho !
ResponderFiquei até com dor de cabeça soube hoje que isso acontece em uma família próxima , meu Deus, um pai depila a filha de 12 anos, vim até pesquisar sobre se é normal e eu que sou maldosa e desconfiada fui abusada na infância então não confio muito nas pessoas.
ResponderSó sei q fiquei duro
Responder