Se você tem um ciclo abundante ou mesmo normal e repentinamente se depara com pouca menstruação e de aspecto diferente pode ficar preocupada. Será que é um problema? Será que a pouca menstruação pode ser sinal de gravidez? Será que vou ficar assim todos os ciclos? Veja, o que determina a quantidade de sangue que sai na menstruação é a espessura do endométrio. Mas o que é o endométrio?

Endométrio: camada de sangue resultante de alterações hormonais naturais do corpo feminino, formada por sangue e apta a receber um óvulo fecundado (zigoto).

A camada endometrial está relacionada ao aumento de estrogênio e progesterona em diferentes fases, antes e após a ovulação1. Caso esse aumento não seja significante num ciclo específico ou, se por acaso os hormônios estiverem em fase de descontrole, é possível que a menstruação fique menor do que de costume e também com aspecto diferente.

Portanto, uma mulher com ciclo abundante e com coágulos de coloração sangue vermelho pode ter um fluxo mais baixo e de cor mais clara ou aspecto marrom devido ao estado do endométrio.

A pouca menstruação também pode acontecer por fatores externos como o uso de pílula anticoncepcional ou de medicamentos que sejam à base de hormônios. Anticoncepcionais injetáveis, anticoncepcionais implantados, DIU hormonal e indutores de ovulação, por exemplo. Outra possibilidade é que medicamentos fitoterápicos estejam causando esse efeito no organismo. O consumo de inhame, de chá de inhame ou mesmo as cápsulas, por exemplo, podem provocar tal reação, assim como o Uxi amarelo, porém não é uma regra para todas usuárias.

O stress e o emocional também são fatores que geram alterações no ciclo menstrual2, por exemplo, aumentando o volume e a frequência de escapes que podem ser confundidos com a menstruação. O sangramento de ovulação também pode provocar essa dúvida mas é algo mais frequente em mulheres que têm ciclos ovulatórios com folículos grandes e cheios de líquido.





Pouca Menstruação é Sinal de Gravidez?

Nem sempre, aliás, na grande maioria das vezes a pouca menstruação, ainda que com fluxo bem reduzido, é mesmo a menstruação e não gravidez. Por razões citadas acima, a mulher pode ter uma alteração no fluxo e, consequentemente, vir a pensar em gravidez.

Na verdade, isso acontece porque sempre se ouve falar de uma amiga, irmã ou mesmo conhecida que teve pouca “menstruação” durante a gravidez. No entanto, grávida não menstrua. O que ocorre é um sangramento por baixa hormonal, normalmente próximo ao dia em que menstruaria realmente e, algumas vezes, ao longo de vários meses. Porém, esse sangramento não é legal e coloca em risco a gravidez em andamento.

Também existe a possibilidade de nidação3. Mas essa deve ser considerada a última possibilidade para não trazer expectativas para a mulher que aparentemente apresenta apenas pouca menstruação. É válido lembrar que a nidação é caracterizada por um sangramento mínimo, sem fluxo e que pode durar cerca de 1 a 3 dias, no máximo. Já a pouca menstruação tem fluxo, ainda que mínimo, e o sangue chega a cair no absorvente ou calcinha, fazendo uma mancha com certa relevância. Suspeita de gravidez? Faça um teste!

Agora, se o fluxo continuar baixo, ao contrário do que era antes, então é bom procurar um médico para verificar o que pode estar acontecendo. Se você toma medicação anticoncepcional é normal a redução e é possível ter somente menstruação com aspecto borra de café ou “pingos”, como dizem algumas mulheres. Isso ocorre pela alteração hormonal mas na dúvida, não deixe de consultar seu médico.

Dica Importante: para mulheres que estão tentando engravidar, saber o dia exato da ovulação pode ajudar bastante. Por isso, é muito interessante utilizar testes de detecção de LH e a Famivita tem esses testes de ovulação disponíveis aqui.

Veja também:  Menstruação com Pedaços de Pele e Agora?

Foto: TM – the crocheteer!