Felizmente a pré-eclâmpsia é um mal que acomete uma porcentagem bem pequena das gestantes. Eu mesma já fui diagnosticada como uma séria candidata a doença e fui tratada bem de perto, com muito cuidado pelo obstetra.
No começo fiquei apavorada com o diagnóstico da eclâmpsia, mas aos poucos meu médico foi me acalmando e explicando que é um caso onde se deve ter cuidados redobrados, atenção triplicada, seguir a dieta a risca, mas dá sim para chegar às 40 semanas como eu cheguei.
O que é Pré-Eclâmpsia
A pré eclâmpsia é o aumento excessivo da pressão arterial da gestante que pode levar a eclâmpsia de fato que pode causar convulsões por sofrimento neurológico e afetar inclusive a saúde do bebê.
Sintomas da Pré Eclâmpsia
A partir da 20ª semana é possível perceber os sintomas da pré-eclâmpsia como pressão alta, partes do corpo inchadas como rosto, pés, pernas e mãos além da dor de cabeça e também em alguns casos visão turva e estrelas de luz. Fora isso a gestante desenvolve perda de proteína pela urina que pode ser constatado através de um exame de urina solicitado pelo obstetra.
Como Diagnosticar a Pré Eclâmpsia
Caso o médico suspeite que a gestante tenha desenvolvido a pré-eclâmpsia, ele pedirá uma série de exames como por exemplo:
- Exame de proteína (proteinúria) 24 ou 48 horas, que nada mais é do que toda a urina desse período de 24 ou 48 horas. A quantidade vai determinar se está ou não normal para seu organismo, pode variar de laboratório para laboratório, mas geralmente é um limite de 300 mg por 24 horas.
- Plaquetas, normal acima de 250 mil
- Ureia
- Sódio
- Potássio
Exames Complementares
Pode ser que o médico peça também com mais frequência o exame de ultrassom com doppler da placenta, assim pode-se detectar alguma fissura nas artérias do útero devido ao aumento excessivo da pressão. Nesse exame ainda é possível verificar se a quantidade de sangue está suficiente para o crescimento do bebê.
Fatores que podem levar a pré eclâmpsia
- Obesidade anterior ou durante a gravidez
- Problemas do sistema circulatório
- Gravidez Gemelar
- Tabagismo
- Tendência Genética
Caso seja diagnosticada a pré-eclâmpsia o médico irá orientar com uma dieta pobre em sódio e um medicamento apropriado para gestantes como o Metildopa para ajudar a controlar a pressão. No meu caso eu cheguei a tomar a dose máxima de Metildopa por dia 2 mil mg, 1 comprimido a cada 6 horas.
Confesso que o medicamento para a eclâmpsia fez o efeito prometido porque controlou a pressão no ultimo mês de gravidez, mas essa dosagem foi sendo aumentada com o tempo pelo obstetra que a principio sugeriu o parto com 37 semanas o que são 9 meses, mas com o controle da pressão acabou acontecendo ás 40 semanas. Minha pressão chegou a 14×11 o que é altíssimo para uma gestante.
Existe Cura?
A pré-eclâmpsia é um caso realmente delicado que deve ter dedicação total da mamãe em questão e também do profissional que a está acompanhando a gestação. A pré eclâmpsia somente tem cura na hora do nascimento e em alguns casos pode persistir até 3, 4 dias após o parto, mas nesses casos já não existe tanto risco.
Contudo o médico vai acompanhar a parturiente até que o caso de pré eclâmpsia seja totalmente extinto. Não é culpa da gestante ter esse problema. Na época em que o médico me disse o diagnostico fiquei arrasada pensando que havia feito alguma coisa errada, mas segundo ele é um fator isolado do qual não temos controle. Apenas se tem pré eclâmpsia e é possível sim controlar.
Nem toda a gestação da mulher vai ter esse problema, segundo pesquisa a cada 5 mulheres que tiveram pré eclâmpsia apenas 1 volta a ter esse problema. Fiquem atentar e cuidem muito bem da alimentação e façam o pré natal religiosamente. Um bj e boa sorte!
Veja também: Dores na Gravidez – O Que é Normal?
Foto: jasleen_kaur
OI ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR SE DEVO ME PREUCULPA COM ESSE EXAME SOU MAMÃE DE PRIMEIRA VIAGEM E ESTOU HIPERTESA ….
ResponderRAZÃO PROTEINURIA/CREATININURIA
PROTEÍNAS TOTAIS,11.03 MG ..VALOR DE REFERÊNCIA INFERIOR A 14 MG
CREATININA URINÁRIA. 79.17 MG VALORES DE REFERÊNCIA 16 A 327 MG
RELAÇÃO 0.139
Como a gestante pode evitar a pré enclampsia
ResponderAlimentação saudável, diminuindo principalmente o sal, exercícios físicos ajuda bastante também a vc ter uma gestação tranquila, mais sem esforço.
ResponderEm 2014 engravidei e com 36 semanas fui diagnosticada com pre eclampsia fiquei bastante inchada fiquei internada 8 dias no hospital meu parto foi realizado através de uma cesárea minha BB nasceu bem com saúde mas teve que ficar no berçário por alguns dias por que nasceu com baixo peso mas deu tudo certo graças a Deus, sendo que na minha primeira gestação minha pressão deu uma alterada mas deu tudo certo,o que aconteceu na minha segunda gestação penso muito em engravidar de novo e passar pelo o que passei à 4 anos atrás tenho medo.
ResponderOlá linda, mais fica tranquila amiga , se tem vontade de engravidar novamente vai dá tudo certo.
ResponderBeijos
Eu tenho 3 filhos o primeiro parto tudo perfeito tentei parto normal porem foi necessario cesarea …..no segundo parto 2 anos depois tive pre eclampsia com 38semanas e uma cesarea de emergência ….desde então a pressão alta me acompanha kkk …na minha terceira gestação ja fiz pre natal de alto risco por conta da pressão altissima desde o primeiro mes e com 37 semanas outra cesarea…dois meninos um 12 e outro com10 anos e uma menininha com 6 amores da minha vida!!!!
ResponderE com tudo isso ainda me veio um desejo louco de ter mais um bebe…e vou fazer o exame de sague pra confirmar e comecar tudoooo de novo ?estamos mto feliz e confiantes que se Deus quizer vamos abraçar mas essa vitoria na nossas vidas!!!!!
Olá Elaine, filhos são bençãos em nossas vidas, que Deus abençoe essa nova gestação, saúde pra você e o baby… Boa Sorte!
ResponderOlá. Eu nasci de 8 meses devido a uma eclampsia que a minha mae teve.
ResponderEle teve convulsão e eu tive q nascer.
Agora eu estou gravida de 7 semanas. Em que isso pode me afetar ?
Como foi sua gravidez? Você também teve eclampsia?
ResponderTambém nasci de 8 meses porque minha mãe teve eclampsia grave e morro de vontade de engravidar, porém tenho este medo
Tive pre eclampsia com 40 semana da minha primeira gravidez tive minha filha com 40 semana e 2 dias passei 6 dias internada, minha pressão sempre foi baixa mais com 40 semana almentou, tenho vontade de ter outro filho mais moro de medo, tenho um desvio na coluna e tive problema para pegar anestesia tenho medo mais tenho muita fé em Deus
ResponderVera eu entendo o seu medo, é muito traumatizante, mais o ideal seria pedir ajuda do seu medico. O que as vezes algo pode ser feito antes.
ResponderDe fato, o melhor assunto que vi sobre esse nicho até o momento. Meus parabéns! O texto saiu ótimo. Depois visite o meu site. Abraço!
http://www.thefaceofmay.com/
ResponderOlá a sete meses atrás tive uma gestação e teve pré eclanpis e por conta disso perde meu bb e agora tento engravida novamente e ate agora não consigo. O q posso fazer?
ResponderConsultou o ginecologista?
ResponderEu tb tive pré eclampsia ha um mês atrás.. hj especificamente eu perdi minha BB há um mês.. ainda não me conformo.. Ela nasceu de 6 meses no dia 6 de dezembro do ano passado e morreu dia 8. Ainda estou arrasada .
ResponderTive minha primeira filha com 38 semanas de parto sezariana . Comecei a passar mal na sala de recuperação, e fui diagnósticada com pré eclapsia. Mas após medicada deu tudo certo. Agora minha filha tem 4 anos, e tenho muita vontade de engravidar denovo, mas tenho muito medo. Não sei que decisão tomar!
ResponderComplicado, ainda mais por ter passando por tudo isso. Mais confie. Se esse é seu desejo tenha sim. hoje em dia você está muito bem assistida.
ResponderOi, tenho 31 anos e até entao nunca tinha tido pressao alta. engravidei da minha primeira filha em 2013 e com 34 semanas começou a pressao subir e sintomas de pre eclampsia. mas minha medica esperou demais a faze a cesária e minha filha ja nasceu sem vida. Em 2015 engravidei novamente e corria bem ate a 29 semanas, quando a pressao subiu de novo. fiquei na UTI por tres dias com a pressao a 17/12 , aguentamos ainda ate as 32 semanas quando fiz o parto… mas ele morreu depois de 5 dias na utineonatal… era muito pre maturo… pois devido a pressao alta ele nasceu apenas com 915 g. tenho muita vontade de ter outro bebe, creio que Deus ainda vai me abençoar.
ResponderOlá, tenho 34 anos estou na segunda gravidez. A minha primeira tive pré eclampsia com 30 semanas, meu liquido aminótico diminuiu e foi necessário um parto prematuro de urgência. O bebê nasceu com 890gramas com vida, ficou na utineonatal por 3meses e saiu de lá com 1.500kg. Hoje ele está com 9anos, apesar das sequelas da prematura extrema e da paralisia cerebral ele é uma criança feliz e muito amada.