Durante todas as visitas de pré-natal, seu obstetra realizará a medição da sua pressão arterial e marcará em sua carteirinha fazendo o histórico da sua pressão. Esse procedimento será e deverá ser realizado para controle, pois caso constatada pressão alta na gravidez os cuidados deverão ser redobrados ate o momento do parto.
Controle da Pressão
Quando a pressão ultrapassa de 140/90 mmhg, ainda mais se a mulher nunca sofreu de pressão alta o medico deverá ficar alerta e ter um melhor acompanhamento, principalmente se a mulher já esta no final do segundo trimestre.
A pressão é medida de duas formas, a pressão sistólica e a diastólica. Durante a gravidez a pressão que será cuidadosamente vistoriada é a diastólica que é o número mais baixo da pressão. Se acaso a pressão estiver alta por mais de 2 vezes na mesma semana, os cuidados deverão ser redobrados.
A preocupação sobre a pressão alta na gravidez é devido a um problema muito grave que pode causar sérios danos, senão fatais à gestante e ao seu bebê. Esse problema chama-se pré-eclâmpsia e faz com que a proteína do corpo seja eliminada através da urina.
O exame que diagnosticará a pré-eclâmpsia é o exame de urina, que seu obstetra deverá solicitar assim que levantada a suspeita. Será confirmado caso seja encontrado proteína na amostra de urina e tuas visitas ao médico deverão aumentar para um controle mais rigoroso da pressão arterial fora exames mais frequentes para acompanhamento também. É natural mulheres que estão sofrendo de pressão alta na gravidez, se queixarem de dores fortes na cabeça e nuca, visão turva com pontos brilhantes e o inchaço por todo corpo, principalmente pernas e pés.
Importante: Gestantes que já sofram de hipertensão devem ter acompanhamento e tratamento com o médico cardiologista durante a gravidez para que não agrave a hipertensão e prejudique a saúde do bebê.
O que Fazer para Controlar a Pressão Alta na Gravidez?
Seu médico indicará uma dieta balanceada longe de comidas salgadas e temperos fortes, o aconselhado são alimentos ricos em acido fólico e magnésio que auxiliam o trabalho dos vasos dilatadores, além da melhora na alimentação é essencial a ingestão de muito líquido. Claro que não será o suficiente para reduzir a pressão alta na gravidez, mas auxiliará o controle dela, já que o sal é um dos principais responsáveis pelo aumento de pressão em qualquer fase da vida.
É recomendado o repouso absoluto e evitar ao máximo preocupações e stress que fazem com que a pressão aumente ainda mais. Caso todas as instruções do medico não resultem na baixa e controle da pressão alta, ele poderá recomendar a utilização de medicamentos anti-hipertensivos.
Mulheres já hipertensas antes da gravidez tendem a ter uma piora drástica durante a gravidez e devem ter um acompanhamento ainda mais rigoroso não só do obstetra como de seu cardiologista. O controle do ganho de peso e da alimentação deverá ser ainda mais rígido, e muitas das vezes o medicamento já tomado deverá ser trocado para um que não traga prejuízos para a gravidez. Converse com seu obstetra sobre qual é o mais indicado!
Normalmente, mulheres que resolvem engravidar tardiamente são fortes alvos da pressão alta na gravidez. A maioria delas tem uma vida agitada e estressada da rotina do trabalho, por esse motivo também esperam tanto tempo para tomar a decisão de engravidar, aguardando sua estabilidade profissional. Cerca de 14% das mulheres a partir de 40 anos apresentam pressão alta durante a gravidez, por isso considerada uma gestação mais delicada pelos médicos.
Riscos na Gravidez
Quando a pressão alta não consegue ser controlada e reduzida através da alimentação e dos medicamentos, o parto deverá ser antecipado o quanto antes, pois devido à alta de pressão bebê e mamãe correm sérios riscos de morte.
Inclusive 75% dos óbitos devido à pressão arterial elevada, ocorrem devido à pré-eclâmpsia. Portanto deve ser cuidado com muita atenção e responsabilidade não só pela parte medica e sim pela mamãe que terá que se conscientizar com a real situação.
Veja também: Hipertensão e Gravidez – Lucy
Foto: Bettina Neuefeind
Estou com 33 semanas tomo metildopa 500 mg 3vezes ao dia mais n está controlando vou ao hospital e eles só passam medicação na veia e mandam pra casa fica boa com três dias volta a subir n sei mais o que fazer tô preocupada tenho muita falta de ar
ResponderBom dia! Tenho 38, estou com 6 semanas de gestação, sou hipertensa há 14 e durante todo esse tempo fiz uso de mediação, porém o obstetra suspendeu o remédio, pediu pra acompanhar com a aferição duas vezes aí dia e terei consultas quinzenais, mas estou super desconfortável com essa situação (medo). Devo procurar um cardiologista pra ter uma segunda opinião?
ResponderOlá josi, se esta com medo e não esta confiante, passe sim, nada melhor que uma segunda opinião medica.
ResponderOLA GOSTARIA DE SABER SE A GESTANTE COM PA 140/90 DEVE FICAR SENTADA LATERALIZADA SENTADA OU DEITADA?
ResponderEstou com dez semanas estou fazendo o uso do metildopa 500 mg de 12/12 mais não está controlando continua alta
Respondera minha continua alta estou com 22 semanas muita for de cabeça e tontura
ResponderBoa tarde! Quem faz uso de medicamento para pressão alta, pode ter mais dificuldades para engravidar?
ResponderTeste de farmácia gravtest, feito com qualquer urina do dia após 3 semanas da relação deu negativo e um após 4 semanas da relação deu negativo, posso confiar? A M veio estranha e por isso resolvi fazer e deram negativos.
ResponderNesse caso sim.
ResponderFui na última consulta e minha pressão estava 150/70, minha médica pediu pra fazer acompanhamento mas até agora não alterou mais, esta sempre baixa ou normal. Não entendi pq isso acpnteceu.
ResponderOlá, pode ter sido um pico de estresse. Normal.
ResponderSe estabilizou, fique tranquila.
Oi estou bem preocupada , minha pressão tem ficado em 16×11 a 17×10 estou de 17 semanas .. meu médico passou metildopa 500 de 12 em 12 hrs mais ainda sim ela não baixa , tenho muita dor de cabeça e sangramento nasal quase todos os dias . Não tinha problemas de pressão antes da gestação .
ResponderOlá, o indicado seria retornar ao médico, devido os sintomas.
ResponderQuando sua pressão tiver alta, não coloque as pernas pra cima, isso aumenta o retorno venoso, mais sangue pra o coração bombear e aumenta mais ainda a pressão.
ResponderSe eleva as pernas quando o paciente tem queda de pressão.
Olá, estou com 25.5 semanas e essa semana ao sentir uma vertigem e continuar tonta por muito tempo, resolvi medir a pressão, que para minha surpresa estava alta, nunca tive problemas com isso, então passei a acompanhar e notei que ela estava subindo e descendo em curto período de tempo, estou bem preocupada, pois no início da gestação tive problemas e achei que nem ia segurar a gravidez, agora aparece mais um, não fui ao médico ainda pois faltam poucos dias para a consulta, agora estou perdida do que fazer, pois já tem dois dias que a pressão está subindo e descendo, a dor na nuca achei que fosse dor na e costas posição de dormir qualquer coisa menos pressão, dor de cabeça sempre senti e com frequência, não fiquei inchada. Estou preocupada ?
ResponderDaiane, se puder fique monitorando sua pressão e se estiver alta vá direto para maternidade.
ResponderOlá, meu nome é Andressa!!!
Tive pré eclampsia na primeira gestação tbm, fiquei uma semana internada na UTI quase morri, devido não ter me cuidado na gestação, mas fiquei bem e meu bebê melhor que eu ?. Hj ele está com sete anos. Os médico disse que se eu engravidasse de novo eu podeira ter risco que pra ter outro bebê após sete anos. Após minha primeira gestação 3 anos depois engravidei , após a segunda 3 anos depois engravidei e estou grávida novamente após 2 anos e todos estes pastos anteriores eu fiz cesáreas.
Na segunda gestação e na terceira eu não tive nada, isso pq o pai das crianças foi o mesmo.
Caso